INTERNACIONAL

23/02/2011 11:40

Morre o compositor católico mais famoso da China Continental - 23/02/2011 - 10:00

Os fiéis da diocese de Tai Yuan, na província de Shan Xi lembram com emoção o músico e compositor católico Antonio Geng Hui. Segundo o site diocesano, o professor Geng, que foi diretor artístico do coro da catedral da diocese de Tai Yuan, morreu em 20 de fevereiro de 2011 com 70 anos. Por muito tempo dedicou sua vida e seu talento musical para a Igreja e a música sacra.

Ele nasceu em uma família católica, e desde a infância foi coroinha e foi membro do coro da paróquia, para servir a Igreja e viver a fé. Ele colocou a pedra fundamental para a música sacra na comunidade católica da província de Shan Xi. Desde 1985 ensinava música sacra no Seminário Maior Regional de São Giovanni de Montecorvino, na província de Shan Xi, e começou a compor a música para a Missa em chinês. Em 1995, graças ao seu estudo da Constituição sobre a Liturgia do Concílio Vaticano II, compôs inúmeras peças de música sacra que se misturam harmoniosamente com a tradição me lódica chinesa com a música sacra tradicional. Em 2006, ele compôs a Missa das Crianças.

 Ao longo destes anos de dedicação à fé e à liturgia, produziu mais de trinta peças populares de música sacra que se usam hoje durante a missa. Foi reconhecido como compositor católico mais famosoda China continental dos últimos 30 anos.